B I C - Bonita, Inteligente e Charmosa

Thursday, June 21, 2007

o SER bibliotecário



Creio que poucas pessoas saibam exatamente o que um bibliotecárió faça realmente, além é claro de guardar livros...rs! Mas podem acreditar que até eu, que faço parte desta espécie, já tive esta dúvida um dia. Claro e óbvio que meu sonho de infância não era crescer e estudar bibliotecônomia (eita que palavrãoo), mas também nunca sonhei em ser médica, advogada ou engenheira. No primeiro vestibular por pura falta de interesse em qualquer área, acabei prestando para Direito e graças a Deus não passei..rs! Desde aquele momento coloquei na minha cabeça que não tinha dom para nenhuma profissão .. e que faria algo que, de acordo com o manual do candidato, se encaixasse melhor no meu gosto. Eis que li a ementa do curso e fiquei fascinada. Sabe quando atiramos no escuro e acertamos no alvo? foi exatamente isto que me aconteceu. Por sorte do destino cursei uma faculdade apaixonante. Que me faz sentir realizada. Sabe uma profissão que tem um leque imenso de oportunidades e que ao mesmo tempo não te faz cair na mesmice? é isso e muito mais o que significa a biblioteconomia para mim. Podemos ser bibliotecários em bibliotecas públicas, particulares, especializadas, em jornais, em centros de documentação, e principalmente: desenvolvendo sistemas de buscas para sites ( vocês sabiam que o google conta com uma equipe imensa de bibliotecários?). Infelizmente muitas pessoas, creio eu que por falta de conhecimento, desmerecem nossa profissão e colocam qualquer pessoas para exercê-la. Dentro da nossa própria classe existem pessoas que não são merecedoras da faculdade que cursaram (mas isso ocorre em todo lugar, não é). Trabalho a exatos 8 anos numa biblioteca espercializada em Dermatologia, diga-se de passagem a maior e mais completa da área na América Latina. Comecei aqui como estagiária e depois de formada fui contratada, cinco meses após assumia a chefia e até hoje estou por aqui. A área médica é uma delicia de se trabalhar, claro que com seus prós e contras com em qualquer área. A informação nesta área é muito rápida, e exige que nós bibliotecários estejamos antenados para tudo o que acontece. Mas, apesar de tudo ... não estou completamente satisfeita e tenho certeza que posso render muito mais. Sabe quando você chega a um nível de conhecimento em uma área e que não tem mais para onde ir? é isto que me ocorre. Pretendo, e em breve, mudar de área e de ares. Preciso reciclar meus conhecimentos e partir para novos desafios. Tentei cursar uma nova faculdade ( marketing) mas cai na real e vi que minha vida é a biblioteconomia e que, me especializando e me dedicando melhor a área, estarei contribuindo para um mundo melhor.


4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

achei o maior barato vc ter sonhado comigo. a blogosfera realmente interfere no real. até no subconsciente, ó aí...
bj

2:41 PM  
Blogger Adiene said...

Vc sabe que eu concordo muito com vc!!! Concordo em Gênero, Número e Grau. Não sou bibliotecária e por trabalhar com bibliotecas já me apaixonei por essa profissão!
Aliás... Parabéns pela excelente profissional que você é!
Beijos da sua maior adimiradora!
Di

6:50 AM  
Blogger Adiene said...

Vc sabe que eu concordo muito com vc!!! Concordo em Gênero, Número e Grau. Não sou bibliotecária e por trabalhar com bibliotecas já me apaixonei por essa profissão!
Aliás... Parabéns pela excelente profissional que você é!
Beijos da sua maior adimiradora!
Di

6:50 AM  
Anonymous Anonymous said...

Que bom que vc um curso que vc gosta e melhor ainda vc trabalha na tua area né.Logo que me formei,estava feliz por ter coneguido terminar o curso superior,fui numa festa uma éssoa me deixou passada com critica que ela fez sobre meu curso,sou PEDAGOGA e não me arrependo do que fiz.Tenha um otimo findi

7:25 AM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home